Blog BR+

BRmais presente com muitas novidades na Frankfurter Buchmesse 2019

29/09/2019 Fernanda Krüger Literatura e Leitura

#

Cartaz de divulgação da Feira do Livro de Frankfurt (2019).  Fonte: reprodução / Divulgação Frankfurter Buchmesse 2019.

 

Muita gente não sabe que a Frankfurter Buchmesse (Feira do Livro de Frankfurt) carrega 500 anos de história e tradição, tanto quanto a chegada dos portugueses à América e a inveção da tipografia por Johannes Gutenberg. No século 17, porém, a cidade perdeu o lugar para a feira realizada em Leipzig e, em setembro de 1949 – justo quando a Alemanha ainda se reerguia dos escombros da Segunda Guerra Mundial – Frankfurt retornou ao podium, ocupando, até hoje, a posição dianteira e reunindo expositores de diferentes cantos do mundo. 

Desde então, a Feira do Livro de Frankfurt, considerada atualmente a maior feira do setor editorial mundial, acontece todos os anos, atraindo um público de cerca de 290 mil visitantes, mais de 7 mil expositores e promovendo em torno de 4 mil atividades ligadas ao mundo dos livros.  Este evento, no entanto, impressiona não apenas pelos números de participantes. A Frankfurter Buchmesse é, também, um espaço para negócios, novidades e premiações do trabalho voltado ao mercado livreiro. Sobretudo, um grande palco para divulgação cultural, artística e literária de diversos países, debates construtivos e trocas de ideias sobre temas sociopolíticos internacionais.

Em 2019, na sua 70a edição, a feira terá, como convidado de honra, a Noruega - país que já conta com três vencedores do Nobel de Literatura - divulgando alguns de seus autores clássicos e, também, trazendo os best-sellers noruegueses da atualidade. Os portões da Feira do Livro de Frankfurt abrem de 16 a 20 de outubro, sendo que, nos três primeiros dias, para o público especializado apenas, reservando o sábado e o domingo ao público em geral. 

Apesar de atravessar uma das maiores crises - com o recente encerramento das atividades de editoras consagradas e o fechamento de unidades de grandes redes varejistas - o mercado editorial e livreiro do Brasil terá presença forte no pavilhão internacional, com representantes de diferentes campos da cultura e da literatura brasileira. Neste momento, a participação do país se torna particularmente relevante, uma vez que, em caráter de urgência, precisamos reavaliar as demandas do público leitor brasileiro e em língua portuguesa do Brasil, novos modelos de publicação, a importância da liberdade de expressão nos dias de hoje e as formas de representatividade do Brasil perante outras nações.

Claro, o BRmais, no seu incansável trabalho de preservação e divulgação da identidade cultural brasileira, não poderia ficar de fora disso. E, definitivamente, não ficará! Estará lá na Halle 5.1/A24 com inúmeras novidades.

Representando o Brasil com obras de premiados autores brasileiros (Silvana Salerno e Fernando Nuno), o catálogo de uma respeitada editora infantojuvenil de São Paulo (Carochinha Editora), o lançamento de um livro sob o selo editorial Papagaios pelo Mundo (Sabrina Galli/ Kelly Abreu) e o lançamento de um título que aborda a construção do Brasil (Vanete Santana-Dezmann), o BRmais levará dezenas de livros incríveis em língua portuguesa, além de promover atividades com a presença de uma autora e uma ilustradora.

Acompanhe a nossa contagem regressiva nas redes sociais, trazendo mais detalhes sobre cada um dos participantes representados pelo BRmais e o horário da nossa programação aberta ao público.

Mais do que uma feira internacional do livro, a Frankfurter Buchmesse é um ponto de encontro da literatura mundial. Venha fazer parte deste universo cultural conosco! 

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.