A grande aventura de Maria Fumaça

Sobre o livro

Em outros tempos, uma locomotiva chamada Maria Fumaça havia viajado muito pelo Brasil... mas, agora, estava enferrujada e abandonada em um canto da estação. Sentindo-se solitária, ela resolveu convidar o vagãozinho de carregar carvão Zé Pretinho e o velho vagão de carregar bois Beltrão para uma grande aventura: atravessar vales, serras até a cidade. A chegada dos três ao município se torna a sensação local! Mas o que será que aconteceu? Venha descobrir conosco. Leitura seguida de atividade criativa.

E aqui, como bônus, um link do blog BRmais (2020) de uma matéria sobre a Maria Fumaça no Rio Grande do Sul e a saga dos italianos sobre os trilhos da Serra Gaúcha.

Sobre o encontro

Lá na biblioteca, iniciamos o ano de 2023 nos trilhos da boa leitura! O livro A GRANDE AVENTURA DE MARIA FUMAÇA (Ana Maria Machado; il. Suppa), lido pela jovem Clara, foi o fio condutor para uma conversa sobre diferentes aspectos da cultura brasileira.
Assistimos a um curto vídeo sobre a Maria Fumaça e falamos, rapidamente, acerca da importância dessa locomotiva na história ferroviária do Brasil. Citamos alguns dos passeios turísticos de trem, hoje em dia, no país. Chamamos a atenção para a intertextualidade do livro com outro texto da literatura brasileira e, de quebra, aproveitamos a música de fundo do vídeo para falarmos sobre Villa-Lobos e, claro!, sobre a musicalização de textos literários. Para encerrar o sábado de leitura, realizamos uma atividade criativa com materiais recicláveis!
Perdeu essa?! Fevereiro tem mais: fique de olho no nosso calendário!
E por ser mineira, e por acreditar que boa música e bons livros combinam, aqui vai um link para estendermos a prosa sobre trens.

Autor

Ana Maria Machado, il. Suppa

Data da leitura

28/01/2023